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Para ser solicitada uma trasladação, deverá ser apresentado um requerimento tipo, de acordo com o modelo que consta no anexo I, do Decreto-Lei nº5/2000 de 29 de janeiro, que alterou o Decreto-Lei nº411/98 de 30 dezembro.
Sem Sessão
O serviço que pretende aceder só está disponível para utilizadores autenticados.
Como realizar

O pedido poderá ser apresentado em original nos serviços do município, ou enviado por correio tradicional, utilizando o formulário abaixo indicado.

Poderá optar por fazer o download do formulário abaixo indicado e proceder previamente ao seu preenchimento.





Formulários para download:

- Formato PDF (brevemente)

- Formato WORD

Questões frequentes
Quem tem legitimidade para efectuar o pedido?
O pedido deverá efetuado por:
    - O testamenteiro, em cumprimento de disposições testamentárias;
    - O cônjuge sobrevivo;
    - A pessoa que viva com o falecido em condições análogas aos dos cônjuges;
    - Qualquer herdeiro.
Como posso efectuar o pagamento?

O pagamento poderá ser efetuado:

   - Balcão da Tesouraria do Município de Aljezur;

   - Envio de cheque/Vale Postal à ordem do Município de Aljezur.

Qual a documentação necessária para efetuar a exumação e consequentemente a trasladação?

Se a trasladação consistir na mera mudança de local no interior do cemitério é suficiente o deferimento do requerimento e o pagamento das respetivas taxas. Se a trasladação consistir na mudança para um cemitério diferente, o requerimento será reencaminhado para a entidade responsável pela administração do cemitério para onde é solicitada a trasladação, cabendo a esta o deferimento da pretensão.

Se eu quiser preservar os restos mortais como devo proceder?

No caso de o familiar querer preservar os restos mortais, tem de ser concessionário ou herdeiro de coval, jazigo ou ossário, no cemitério de Aljezur, mediante apresentação de alvará.

Após decorridos os tramites legais, quando será efetuada a exumação?

Os serviços deste municipio irão entrar em contato com o interessado para comunicar o dia e hora que irá ser efetuada a exumação/trasladação.

Qual o tempo de resposta ao pedido?

Os trabalhos de trasladação estarão dependentes do fenómeno de destruição da matéria orgânica verificada aquando da abertura da sepultura.

Decorridos os 3 anos após a inumação, serei informada da possivel exumação?

Sim. Decorrido este prazo são notificados os interessados se existirem dados referentes ao responsável pela inumação, através de carta registada, publicações de avisos em dois jornais mais lidos na região e ainda fixados editais, convidando os interessados a requerrer no prazo de 30 dias a exumação/trasladação de ossadas (Art.º 27 do Regulamento dos Cemitérios Municipais.

Quando poderei efetuar o pedido de exumação e consequentemente a trasladação dos restos mortais?

As exumações/trasladações só são permitidas decorridos 3 anos após o falecimento, salvo em cumprimento do mandato da autoridade judiciária (Art.º 26 do Regulamento dos Cemitérios Municipais.

Como posso realizar o transporte dos restos mortais?

Quando a trasladação se efetuar fora do cemitério, terá de ser utilizada viatura apropriada e exclusivamente destinada a esse fim (Art.º 30 do Regulamento dos Cemitérios Municipais e o que se encontra previsto no Art.º 8 e Capitulo III do Decreto-lei nº109/2010 de 14 de outubro).

Se os restos mortais não forem reclamados, o que sucederá?

Verificada a oportunidade de exumação/trasladação pelo decurso do prazo afixado sem que o interessado tome diligencia no sentido da exumação, esta será levada a efeito pelos serviços do cemitério, considerando abandonada a ossada existente, a qual terá o fim adequado (Art.º 27 do Regulamento dos Cemitérios Municipais.

Existem custos associados?
Sim. O pagamento das taxas de trasladação, serão de acordo com o previsto no, Ponto 3, do Art.º 22, da Tabela Geral de Taxas e Licenças do Município de Aljezur ou de acordo com o estipulado pela entidade para onde é efetuada a trasladação.