Permite efetuar o registo de um/a utilizador/a para aceder à área reservada da plataforma de serviços online do Município de Aljezur. Este registo possibilita o acesso, entre outros, aos seguintes serviços:
• Submissão de requerimentos e elementos instrutórios;
• Acompanhamento da tramitação de requerimentos e processos;
• Consulta de dados dos documentos e processos submetidos;
• Consulta de faturas de consumo de água e comunicação de leituras;
• Aceder a outros Serviços Online disponibilizados pelo Município de Aljezur.
Pré-Requisitos para utilizar o Cartão do Cidadão ou a Chave Móvel Digital
• Cartão de Cidadão:
- Ativação da assinatura digital do cartão do cidadão (caso não esteja ativa);
- PIN da Morada, de Autenticação e da Assinatura Digital que constam no envelope que lhe foi remetido pela entidade que emitiu o Cartão de Cidadão;
- Leitor Smartcard;
- Instalação, no seu computador, da solução AIRCtray para conseguir assinar requerimentos no Portal de Serviços Online.
• Chave Móvel Digital (CMD):
- N.º de telemóvel ou e-mail associado à CMD, PIN da Chave Móvel e código de segurança que recebe por SMS ou por e-mail;
Caso tenha efetuado o registo com o Cartão de Cidadão (aplicável apenas ao registo de pessoas singulares):
• Com a opção “Preencher através do portal autenticação.gov.pt” e:
- O Contrato de Adesão seja assinado digitalmente, não é necessário anexar digitalização de quaisquer outros documentos de identificação ou comprovativo de morada ao pedido de registo;
- O Contrato de Adesão seja assinado manuscritamente e enviado por correio é necessário a entrega da digitalização/cópia do documento de identificação com a assinatura visível (caso não tenha efetuado o seu upload);
- O Contrato de Adesão seja assinado manuscritamente, mas entregue presencialmente, é somente necessária a apresentação do documento de identificação para verificação da assinatura.
Caso não tenha efetuado o registo com o Cartão de Cidadão e:
- O Contrato de Adesão seja assinado manuscritamente e enviado por correio eletrónico ou através de via postal é necessário a entrega da digitalização/cópia do documento de identificação com a assinatura visível e os restantes documentos instrutórios aplicáveis, consoante se trate de entidade de natureza singular ou coletiva (caso não tenha efetuado o seu upload);
- O Contrato de Adesão seja assinado manuscritamente, mas entregue presencialmente, é somente necessária a apresentação do documento de identificação para verificação da assinatura e os restantes documentos instrutórios aplicáveis, consoante se trate de entidade de natureza singular ou coletiva (caso não tenha efetuado o seu upload)
Entrega de documentos não submetidos no Portal de Serviços Online:
Caso não entregue algum dos documentos requeridos e/ou (não) tenha assinado digitalmente o Contrato de Adesão, no Portal de Serviços Online, tem ao seu dispor três métodos possíveis para finalizar esta tarefa:
i. Enviar os elementos para o seguinte endereço de correio eletrónico: servicosonline@cm-aljezur.pt;
- Os documentos que careçam de assinatura devem obrigatoriamente ser subscritos com assinatura digital qualificada.
ii. Entregar os elementos presencialmente, dirigindo-se aos serviços de atendimento do Município de Aljezur:
- Os documentos que careçam de assinatura podem ser subscritos com assinatura digital qualificada ou por assinatura manuscrita/autógrafa.
iii. Enviar os elementos por correio postal para o endereço do Município de Aljezur:
- Os documentos que careçam de assinatura devem obrigatoriamente ser subscritos por assinatura manuscrita/autógrafa.
A apresentação/envio de digitalização/cópia de documento de identificação é solicitada, nas situações acima descritas, ao abrigo do n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 5 de fevereiro, na sua redação atual, conjugado com o n.º 3 do art.º 33.º do Decreto-Lei n.º 135/99, de 22 de abril, na sua redação atual.